Tirado do educared
Disciplina: Língua Portuguesa/LiteraturaCiclo: Ensino Fundamental - 5ª a 9ª
Assunto: Estrutura de texto jornalístico – manchete
Tipo: Texto
Nas aulas de análise da estrutura do texto jornalístico, depois de trabalhar com alguns jornais e explorar os sentidos das manchetes, o professor pode propor uma situação engraçada que favoreça a compreensão do sentido da manchete e de sua relação com o texto.
Para começar, proponha a atividade de escrita em grupo.Divida a turma em grupos de quatro alunos.
Em uma folha, cada aluno escreve o nome do personagem da notícia, evitando que seus companheiros leiam. Para isso, solicite que dobrem o espaço escrito da folha.
Em seguida, devem passá-la ao colega do lado.Peça-lhes que, adotando a mesma estratégia, escrevam:
-um verbo para indicar o acontecimento;
-o local em que o acontecimento se desenvolveu;
-o momento do fato.Ao terminar a rodada, cada grupo terá quatro manchetes que serão lidas e uma eleita para socializar para classe.
Um exemplo:
DONA DE CASA RONCA NO CONSULTÓRIO DO DENTISTA À MEIA-NOITE
Essa dinâmica divertida dinamiza a aula, motiva os alunos e favorece a percepção de que a manchete é importante para despertar o interesse e a curiosidade do leitor. Finalmente, o grupo deverá criar um texto que explique o acontecimento da manchete escolhida.
Texto original: Vera Lúcia Moreira
in: http://planosdeaula.blogspot.com/2007/10/criando-manchetes-de-jornal.html acesso em 12/08/09 às 9h13min.
"Xi-coração" ou chi-coração?
Há 2 meses
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.