sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Reescrita de histórias conhecidas

Bloco de ConteúdoLíngua Portuguesa
ConteúdoEscuta e Produção Oral

Objetivos:
• Desenvolver a produção de textos em linguagem escrita por meio do ditado para o professor.
• Recuperar os principais elementos da narrativa com base na linguagem que se usa para escrever.
Conteúdo:
• Produção de textos orais com base na linguagem escrita de contos.
Ano 6º
Tempo estimado Oito aulas.
Material necessário:
Livros Chapeuzinho Vermelho e A Bela Adormecida, folhas para o registro das histórias ditadas pelos alunos, lápis de cor ou canetas coloridas.
Desenvolvimento:
1ª etapa Em roda, leia para os alunos o conto Chapeuzinho Vermelho e anuncie que esse texto e A Bela Adormecida serão recontados pelo grupo e ditados para você. Os dois farão parte de um livro que cada um vai ganhar.
2ª etapa Relembre oralmente o conto Chapeuzinho Vermelho e inicie a produção do texto pelos alunos. Registre com exatidão os acontecimentos ditados e em alguns momentos ajude a recuperar a história com base em alguma passagem da narrativa. Por exemplo: “Qual o caminho feito pelo lobo para chegar à casa da vovó antes que a Chapeuzinho Vermelho?” Releia aos poucos os trechos ditados. Solicite ou ofereça alternativas que possam aproximá-los do enredo da história.
3ª etapa Releia o texto produzido pelos estudantes. Diga que ele terá de ficar muito bem escrito, assim como no livro, pois será compartilhado com outras pessoas e todos devem compreendê-lo. Interrogue-os sobre a adequação da narrativa com base nos elementos da linguagem que se usa para escrever. Por exemplo, se o texto produzido contiver muitas marcas de oralidade (como “aí”, “né” e “então”) ou repetição excessiva de palavras, retome o conto que serviu de referência, questionando se é assim que está registrado.
4ª Etapa Apresente o texto produzido pelos alunos em roda. Depois leia A Bela Adormecida para a turma.
5ª etapa Inicie a produção do texto A Bela Adormecida. Siga as mesmas orientações da 2ª e da 3ª etapa.
6ª etapa Discuta com todos as ilustrações que farão parte de cada história e digite os textos, deixando espaços para elas. Garanta uma cópia para cada um.
7ª etapa Cole na contracapa de cada exemplar uma apresentação explicando que os textos foram produzidos pelos alunos com base no ditado para o professor das histórias conhecidas.
8ª etapa Compartilhe as ilustrações e releia as histórias produzidas. Produto final Um livro com as histórias reescritas pelo grupo para ser levado para casa. Avaliação O que importa não é a memorização, mas a produção do texto, recuperando os principais acontecimentos da narrativa, pautada por elementos da linguagem escrita.

in: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/reescrita-historias-conhecidas-431580.shtml%20acesso%20em%2019/06/09 às 10h26min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.